domingo, 27 de outubro de 2013

LENDAS URBANAS DE PERUÍBE - ESTRANHO PORTAL

"Além da lama negra, encontrada na beira do rio Negro, que é terapêutica, existem no município pedras que supostamente possuem uma vibração especial, consideradas sagradas, pois produzem diversos fenômenos de cura corporal.
A famosa "Porta de Pedra", fica em um local distante do centro da cidade, num dos flancos da Serra de Itatins, no caminho que vai para o Guaraú. Tem a aparência de um portal oriental, ladeada por saliências mais escuras, que muitos chamam de cobra ou arco escuro.
A respeito dela são contadas misteriosas lendas, que os antigos veneravam. Toda a parede rochosa é sólida, firme e dura, mas ao bater-se na porta com uma pedra, ouve-se um som oco, como se houvesse um extenso vazio. É um desafio à imaginação, porém muitos pesquisadores dizem que há no local uma caverna interna ou um corredor.
Os mais antigos moradores de Peruíbe costumam contar que, no início da colonização do município, não havia estradas, andando-se por picadas. Abaixo de uma delas era comum ver-se, em determinadas noites, o portal aberto, de onde saiam fumaça e fogo. Um certo dia, no entanto, ele apareceu fechado, parecendo estar soldado. A partir desta data, nunca mais foi visto aberto e, até hoje, alguns moradores do Guaraú consideram este local sagrado e dizem que dentro da montanha há vida especial, com moradores que protegem Peruíbe.
A porta se assemelha a uma cobra gigante, impressa na parte rochosa. Muitos atribuem a ela um imenso poder energético, pois, antigamente, as pessoas vinham de longe para acariciá-la sete vezes. Com isso, diziam que atraiam a felicidade e a prosperidade e todos os bons propósitos da vida.
Ainda segundo a lenda, se uma pessoa passar sozinha em frente ao portal, em determinados dias, mais ou menos a meia noite, verá o vulto de um homem branco saindo da montanha e atravessando a pedra. Muitos o descrevem como sendo um homem alto, loiro, vestido de branco e com belas feições. Ele costuma ficar no meio da estrada, observando o céu, os arredores e o mar, para depois retornar lentamente para a porta. É considerado o protetor guardião de Peruíbe.
Além disso, comenta-se que há bolas de fogo e pássaros de metal que saem e entram na montanha. Estes possuiriam energia antigravitacional, pois ao passarem pela encosta da montanha as pedras ficam suspensas no ar, como que envolvidas pelo seu campo magnético.
Há milhões de anos, teriam chegado em Peruíbe naves vindas de outros planetas e sistemas, que trouxeram máquinas e cultivaram as terras. Usavam pedras em suas construções e as cortavam como tábuas. Tinham um chefe que se chamava Jurapara e usava um emblema no peito, que representava o desenho de uma cobra negra, similar ao do portal."



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pontos turísticos de Peruíbe - AQUÁRIO PERUÍBE

O Aquário

"O Aquário de Peruíbe, em funcionamento desde julho de 2009, além de uma opção de lazer é também um ótimo centro de educação ambiental, proporcionando a seus visitantes, conhecimento sobre diferentes ecossistemas e a importância da preservação dos mesmos.
O Aquário, com 24 recintos, entre tanques, terrários, aquários e aquaterrários,  apresenta aproximadamente 80 espécies de animais como invertebrados, peixes, anfíbios e répteis.
Além de observar diferentes animais, o visitante também pode tocá-los no tanque de contato com a orientação de monitores.
Em sua estrutura o Aquário possui um mini-museu com a exposição de  animais taxidermizados e esqueletos e ossos de mamíferos marinhos. No auditório com capacidade para 40 pessoas, são exibidas sessões diferentes documentários a cada hora e desenhos em sua sessão especial Infantil.
A equipe técnica do aquário é formada por biólogos, tratadores, estagiários e veterinário, que além de cuidar da manutenção do bem estar dos animais em exposição, também se ocupa da recuperação e reabilitação de animais trazidos de todo o litoral sul pela polícia ambiental ou pela população com diferentes problemas como, ingestão de lixo ou interação com artefatos de pesca e que depois de tratados são soltos quando possível ou destinados a outras instituições que possam melhor mantê-los.
Através de seu núcleo de educação ambiental, os visitantes com agendamento prévio, aprendem por meio de vídeos, palestras ou oficinas, a importância dos ecossistemas marinhos e os impactos das ações do homem sobre o meio Ambiente. Sua loja temática oferece diversos itens personalizados como camisetas, chaveiros, canecas, canetas, brinquedos entre outros tipos de lembranças."

FONTE: 



Acesse nosso site: